Nossa história

A Polícia Militar completou 214 anos de história em 2023.

A história da Polícia Militar do Distrito Federal começa no século XIX, com a vinda da corte portuguesa para a cidade do Rio de Janeiro, devido ao bloqueio continental e da invasão de Portugal pelas tropas de Napoleão Bonaparte. Dom João VI, o príncipe regente, e sua corte necessitariam de uma grande estrutura no Brasil-Colônia e, com isso, promoveu-se um grande desenvolvimento no país com a abertura de portos, a criação da Biblioteca Pública, do Arquivo Militar, da Academia de Belas Artes, do Jardim Botânico e de outras instituições que estruturam o a cidade para funcionar como a capital portuguesa

PMDF completa 214 anos e quem ganha presente são os cidadãos do DF

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) comemora 214 anos de existência no dia 13 de maio. São inúmeras histórias de glória, heroísmo e superação. Como forma de celebrar este momento, a corporação preparou uma programação especial com vários eventos e solenidades alusivas à data para os cidadãos do Distrito Federal. O cronograma se inicia nesta sexta-feira (5) e segue com diversas atividades ao longo de todo o mês.

Confira a programação:
– Dia 5 (sexta-feira) – Missa em Ação de Graças pelos 214 anos da PMDF – 10 horas, na Catedral Rainha da Paz
– Dia 10 (quarta-feira) – Ação Solidária: nosso maior presente é servir! – 14 horas, em Santa MariaDia 12 (sexta-feira) – GTOP de Aço – 7 horas, no Batalhão de Operações Especiais

 

Nossa missão e valores fundamentais

A missão da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) é garantir a segurança pública e a preservação da ordem no Distrito Federal, com foco no policiamento ostensivo e preventivo. A PMDF atua para prevenir e reprimir a prática de infrações penais, bem como zelar pelo cumprimento das leis e pela proteção da vida, do patrimônio e da integridade física das pessoas.

Os valores são fundamentais para orientar a atuação da PMDF e promover uma cultura institucional pautada na ética, profissionalismo e respeito, visando a segurança e o bem-estar da comunidade.

Disciplina: Valorizar a disciplina para garantir a organização, hierarquia e cumprimento das normas e regulamentos.
Ética: Promover a conduta ética, com honestidade, transparência e respeito aos direitos e dignidade das pessoas.
Respeito à dignidade humana: Tratar todas as pessoas com igualdade, imparcialidade e respeito, independentemente de sua origem, raça, gênero, religião ou condição social.
Valorização da vida: Priorizar a preservação da vida em todas as ações, adotando medidas que evitem riscos desnecessários.