Organização do EM

A estrutura organizacional do Estado-Maior é projetada para garantir uma gestão eficiente de recursos e atividades, sendo composta por várias seções e divisões, cada uma com suas responsabilidades específicas. As principais seções subordinadas diretamente ao EM são:

ORGANOGRAMA EM 2025
Chefe do Estado-Maior (ChEM):

Responsável por Orientar o preparo e emprego da PMDF, elaborar estudos e planejamento geral, acompanhar e avaliar resultados, elaborar programação orçamentária e financeira, coordenar processos de elaboração, monitoramento e revisão do planejamento, gerenciar programas, projetos, formular políticas estratégicas e diretrizes institucionais.

Gabinete do Chefe do Estado-Maior (GabCHEM):

Assessorar a chefia do Estado-Maior no cumprimento de competências, coordenar audiências e compromissos, garantir a qualidade e prazos dos trabalhos, orientar o SUBCHEM, gerenciar documentação, supervisionar pessoal, controlar informações e processos, auxiliar em missões e grupos de trabalho, distribuir processos, e colaborar nos controles patrimoniais e correcionais do Estado-Maior

PM-1, Seção de Pessoal, Saúde e Legislação:

Responsável por gerir políticas relacionadas a pessoal, saúde e legislação.

PM-2, Seção de Inteligência Estratégica:

Responsável por planejar e executar estratégias de inteligência para cumprir metas e objetivos institucionais.

PM-3, Seção de Doutrina Operacional:

Compete planejar, orientar, coordenar e avaliar as políticas e diretrizes institucionais de planejamento operacional, educação e cultura.

PM-4, Seção de Logística:

Compete planejar, orientar, coordenar e avaliar as políticas e as diretrizes estratégicas de logística e da tecnologia da informação e comunicação.

PM-5, Seção de Comunicação Organizacional:

Responsável por planejar, orientar, coordenar e avaliar as políticas e as diretrizes de comunicação organizacional e de gestão da qualidade na Corporação.

PM-6, Seção de Orçamento e Finanças:

Compete planejar, orientar, coordenar e avaliar as políticas e as diretrizes orçamentárias e financeiras institucionais.